O que são as “spam traps”?
Quem envia e-mails marketing constantemente precisa lidar com um grande problema: as SPAM TRAPS. Elas são temidas por todos, afinal podem afetar bastante o planejamento de marketing feito pelas empresas.
As armadilhas de spam (em inglês, spam traps) são ferramentas nas quais os provedores de e-mail utilizam. E, de forma geral, são uma forma de encontrar e controlar enviadores de spam. Ou seja, são como um sinalizador e bloqueador de mensagens indesejadas.
Para saber melhor sobre as temidas “spam traps” e como fugir delas, é só continuar lendo o artigo:
O que, exatamente, são as “spam traps”?
Bom, como dissemos acima, não se passam de armadilhas para quem envia e-mail marketing. E elas são encontradas em e-mails inexistentes ou inativos que os provedores, como Gmail, Hotmail e Yahoo por exemplo, usam para justamente, identificar spam.
Ou seja, se você cair nessa armadilha, pode ter a certeza de que suas taxas de entrega de e-mails marketing poderão ser afetadas. E, sem dúvidas, seus resultados também serão abalados.
Quais são os tipos de “spam traps”?
Reciclados: Tratam-se de endereços de e-mail que já estiveram ativos em algum momento. Ou seja, os provedores se apropriaram desses endereços por perceber desuso ou inatividade.
Desse modo, se você enviar um e-mail e for identificado como spam, receberá uma mensagem do provedor. E nela constará um aviso para que saiba do envio para uma conta inativa. O ideal é remover o e-mail da sua lista imediatamente, caso contrário, poderá prejudicar sua reputação.
Puros: Esses são os piores. Afinal, tratam-se de e-mails que foram criados exatamente para encontrar spammers. Ou seja, é muito mais fácil do provedor identificar que o remetente dessa mensagem não possui listas opt-in.
E dessa forma, é perceptível que está caminhando fora das boas práticas de envio de e-mail marketing. Resumindo: caiu direto na armadilha!
Como evitar as “spam traps”?
Existem algumas maneiras de fugir dessas armadilhas e vamos compartilhar algumas dicas abaixo. Mas lembre-se, o fundamental é sempre andar a favor das boas práticas de envio de e-mail marketing. Assim não terá com o que se preocupar!
Não compre listas de e-mails: muitas vezes são nelas que acabam vindo endereços de spam traps. Então, jamais compre uma lista!
Segmente constantemente: isso inclui fazer limpezas e identificar seus usuários. Dessa forma você sabe quem está na sua lista e não precisa ter medo de enviar e-mails marketing ou cair nas armadilhas.
Cuide com carinho da sua lista de contatos: Higienize, delete aqueles que selecionaram opt-out e que estão inativos, e principalmente, mantenha-a sempre atualizada!