Mídias Sociais podem substituir o e-mail marketing?

Com uma rede social nova a cada dia, sem dúvidas, é inevitável pensar que o e-mail marketing pode se tornar obsoleto em breve. Afinal, o uso dessas mídias fez com que algumas pessoas acreditassem que o correio eletrônico perdeu grande parte da relação empresa x cliente.

Com certeza essas novas tecnologias se tornaram muito mais imediatas e de maior interação com o consumidor. No entanto, o e-mail marketing é aquela peça que jamais “sairá de moda”, como a calça jeans, por exemplo. Ele ainda é uma das ferramentas estratégicas mais importantes do marketing digital.

Por que o e-mail marketing é mais importante do que as mídias sociais?

  • Nas redes sociais, quando se deseja inserir o marketing para fazer negócios, é comum que o usuário se sinta invadido, ou seja, o relacionamento pode ser cortado naquele mesmo instante. Porém, quando se utiliza o e-mail marketing para fazê-lo, certamente haverá uma reação bem mais positiva.
  • Já é comprovado que as pessoas passam muito mais tempo verificando sua caixa de entrada de e-mails do que nas redes sociais. Além disso, para cada conta de rede social, há 2 de e-mail.
  • No e-mail marketing você garante a possibilidade de obter uma lista de dados de seu cliente. Já nas redes sociais, não há como analisar corretamente os dados das listas de seguidores e cadastrados no Facebook, Twitter, etc.
  • Nas mensagens do e-mail marketing, é possível personalizar e tornar a relação de negócio entre empresa e cliente mais pessoal. O que não acontece com facilidade nas mídias sociais.
  • Há algumas pesquisas que já comprovam que propostas de negócios por e-mail garantem maior resposta e sucesso.

Nem tudo são flores…

É claro que há sim alguns pontos negativos no e-mail marketing, afinal nem tudo é perfeito. Um dos fatores negativos de maior ocorrência, sem dúvidas, é o spam. Há uma quantidade muito grande de e-mails retidos como spam por conter assuntos indevidos ou indesejados. Por isso, é sempre bom saber algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Além disso, ainda há a questão de que algumas mensagens acabam sendo ignoradas, pois a caixa de entrada do usuário está completamente lotada. É claro que ele gosta dos conteúdos, e de ser assinante também, mas é inevitável apagar todos os e-mails de uma só vez por não possuir tempo para ler todos. Então, é muito importante saber criar e-mail impossíveis de ignorar.

Então, ficou claro que o e-mail marketing, apesar de “antigo” e de possuir alguns pontos negativos, não se tornará obsoleto. Afinal ele não é apenas modinha, mas sim uma das melhores estratégias de marketing digital. Dessa forma, é possível dizer que as mídias sociais, pelo menos por enquanto, não poderão substituir o e-mail marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *