Frequência de e-mail marketing: quando enviar?
Utilizar o e-mail marketing como uma das principais ferramentas para sua empresa traz muitos benefícios. No entanto, se essa grande peça não estiver muito bem planejada, sua campanha pode fracassar, e muito! Para isso, o artigo de hoje irá destacar um dos pontos mais importantes para obter sucesso com e-mail marketing: a frequência de envios.
Imagine aquele consultor de loja que liga toda semana para oferecer um cartão. Ou então, aquele corretor de seguros de veículo que liga todo dia oferecendo descontos para ganhar você como cliente. Se você não quer ser comparado à eles, então precisa se controlar no momento de planejar a frequência de envio dos e-mails.
É claro que não há uma fórmula exata para saber se você está enviando muito ou pouco e-mail marketing. Porém, compartilharemos algumas dicas para você chegar a uma frequência de e-mail marketing ideal para seu negócio.
Defina os objetivos da sua campanha
Cada campanha possui um objetivo diferente. Então, é importante fundamentar onde você deseja chegar com o envio dos e-mails marketing. Esse é um dos principais pontos na hora de planejar e é necessário alinhar esses objetivos ao seu modelo de negócio.
Além disso, não esqueça que os conteúdos devem ser relevantes para os usuários. A partir disso, você definirá uma frequência que seja interessante tanto para sua empresa quanto para o leitor.
Mantenha um relacionamento com os clientes
É importante perguntar a seus clientes o que desejam e esperam receber de você, por isso, aproveite a oportunidade que o marketing digital proporciona. Entreviste seus clientes, peça opiniões e saiba captar através disso uma frequência ideal para não sufocá-los com seus e-mails, e nem deixarem que esqueçam de você.
Atente-se aos cancelamentos de assinatura
Caso você comece a reparar que o cancelamento de assinatura aumentou muito, é necessário refazer todo o planejamento, no que diz respeito à frequência de envio. Provavelmente você deve estar se igualando ao corretor de seguros do início do artigo.
Uma dica valiosa é criar um formulário de feedback para os clientes que cancelaram. Assim, você poderá chegar a uma conclusão e reformular seus envios.
Aproveite essas dicas acima e invista em um bom planejamento da frequência de e-mail marketing. Saber quando enviar faz muita diferença para o seu negócio podendo levá-lo rumo ao fracasso ou ao sucesso.