Filtros anti-spam: como funcionam e como vencê-los

Não é de hoje que o envio de e-mail marketing é considerado uma das maiores ferramentas do mundo digital. Ele se tornou uma maneira bastante eficiente nos envios de mensagem de propaganda e de campanhas empresariais.

No entanto, com a sua popularização, muitas pessoas o utilizam como fonte de propagação de vírus ou até mesmo spam.

Devido a isso, foram criados os filtros anti-spam. Dessa forma, é importante driblar tais filtros usando técnicas fundamentais para deixar seus e-mails com “cara de e-mail” e não de spam. Mas afinal, o que é spam?

O Spam nada mais é do que aquela mensagem “chata” que chega à caixa de entrada de e-mail sem a solicitação do usuário. E que, na maioria das vezes, nem é aberta. Para evitar fazê-lo, conheça um pouco sobre os filtros anti-spam.

O que são os Filtros de Proteção Anti-Spam?

A proteção da caixa de entrada de e-mail pode ser feita de diversas formas, afinal depende muito do servidor. No entanto, a maioria deles já faz uma separação automática dos e-mails classificados como spam em uma pasta separada da caixa de entrada.

Ou seja, essas mensagens indesejadas são filtradas e enviadas para a Caixa de Spam, ocasionando em uma não visualização e (muito menos) abertura do e-mail pelo do usuário.

Como funcionam os Filtros Anti-Spam?

Filtros anti-spam

À medida que o tempo passa e a tecnologia avança, os filtros evoluem e se tornam ainda mais eficientes. Dessa forma, é importante entender sobre alguns tipos de filtros e aprender a vencê-los.

Existem filtros que tomam um estilo de mensagem como uma espécie de “espelho spam” e eliminam todas as mensagens futuras que se pareçam com a padrão. Também há aqueles que rastreiam o IP do servidor que envia esse tipo de e-mail e o coloca em uma “blacklist”, na qual já considera todos os emails enviados por ele como spam.

Além disso, ainda há aqueles bloqueadores de mensagens que só permitem a entrada dos emails a partir da liberação do assinante da Newsletter. Ou seja, se você não adequar seus e-mails, não conseguirá vencer esses filtros.

Dicas para vencer os Filtros Anti-Spam

– Não coloque frases inteiras em LETRA MAIÚSCULA.
– Procure não utilizar a cor vermelha nas palavras dos seus e-mails.
– Não use muitos pontos de exclamação (!!!!), nem interrogação (???).
– Não coloque no Assunto da mensagem palavras como: promoção, oferta, grátis, clique aqui.
– Garanta o opt-in para enviar a mensagem, ou seja, atraia o leitor para que ele realmente queira receber seus e-mails.
– Peça ao assinante para adicionar o e-mail da newsletter na lista de emails dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *