E-mail Marketing: Como saber se as métricas estão boas?
Uma das grandes dúvidas de quem trabalha e investe na utilização do e-mail marketing para suas campanhas é saber se as métricas estão suficientemente boas. Afinal, além de ser uma das ferramentas mais conhecidas do marketing digital, ela é também bastante satisfatória para o relacionamento entre empresa e clientes.
Analisar as métricas de e-mail marketing é fundamental para saber se obteve sucesso em sua campanha. Além disso, você poderá reformular e alterar o que não deu certo para as próximas.
Perceber se essas métricas estão correspondendo ao planejamento e ao seu segmento de mercado é muito importante. Nesse artigo falaremos um pouco sobre como saber as métricas de seu e-mail marketing estão boas.
O que é o Benchmarking Digital?
O benchmarking é uma ferramenta que faz uma análise personalizada e profunda das práticas utilizadas por instituições do mesmo segmento de mercado que a sua empresa. Ele é relevante para que você saiba como está seu posicionamento em relação às demais.
E como ela ajuda no E-mail Marketing?
No e-mail marketing o benchmarking auxilia na hora de aferir o desempenho de suas campanhas de email em relação com as empresas do mesmo ramo que o seu. A partir disso, sua organização poderá fazer as alterações necessárias para melhorar cada vez mais os resultados.
Essa ferramenta valiosa mostra as métricas de seus concorrentes, como por exemplo, as taxas de abertura e de cliques. Além disso, ela indica como otimizar essas taxas, e também, como aumentar o engajamento de cada campanha de e-mail marketing.
Ou seja, o benchmarking tem muito a agregar ao mundo digital e principalmente ao e-mail marketing. O ideal é buscar se manter sempre acima das métricas de todos os concorrentes do segmento e, claro, aprimorar cada vez mais para que seus resultados sejam sempre melhores.
E se o resultado for negativo?
Não precisa se preocupar caso suas métricas estejam abaixo do esperado. Aproveite para melhorar sua lista de e-mails, a campanha em si, ou até mesmo, reveja o planejamento inicial.
Agora que você já conhece o caminho para saber se as métricas estão boas, aproveite essa ferramenta e crie boas estratégias para sua campanha de e-mail marketing.