Como usar gatilhos mentais no e-mail marketing

De todas as estratégias que o marketing digital possui, o e-mail marketing é a mais utilizada. Principalmente para quem deseja gerar Leads e captar clientes. Além do e-mail marketing, existe outra técnica muito importante: os gatilhos mentais. Unindo as duas estratégias, concluímos que o sucesso pode ser obtido por meio da influência que você terá na tomada de decisão do usuário.
O que são Gatilhos Mentais?
Basicamente, os gatilhos mentais tratam-se de técnicas de persuasão relacionadas ao instinto, às emoções e às percepções sociais que há em cada um dos seres humanos. Ou seja, se aplicado de forma correta, as pessoas podem ser influenciadas a comprar o produto que você deseja.
No entanto, vale lembrar que você deve sempre utilizá-lo em benefício dos usuários e jamais pensar somente em um benefício próprio.
Quais são os Gatilhos Mentais mais utilizados?
Reciprocidade: A tendência natural de todo ser humano é retribuir àqueles que geram valor. Então ofereça algo ao cliente gratuitamente, com certeza ele devolverá no futuro.
Afinidade: Para persuadir a pessoa, você deverá facilitar o relacionamento entre vocês. Ou seja, procure saber a forma de pensar que ela possui em diferentes vertentes. Além disso, é importante que você se comporte de forma que ela não fique incomodada. Assim, o vínculo de afinidade entre vocês será criado.
Autoridade: Você precisa se posicionar de forma que o seu negócio esteja como melhor dentro do segmento em que você atua. Todos os colaboradores da empresa devem seguir esse mesmo modelo de posicionamento. Isso demonstrará autoridade em suas ações.
Curiosidade: Esse gatilho tem certo poder no cérebro das pessoas. Ele torna um pensamento incompleto, e enquanto não é resolvido, deixa essa ‘porta’ aberta no cérebro.
Novidade: A percepção de alguma novidade libera mais dopamina no cérebro humano. Ou seja, quando vemos uma novidade, automaticamente a associamos com prazer e recompensa. Por exemplo, se anunciar novidades sempre, o interesse dos usuários estará sempre ativo.
Escassez e urgência: Esse gatilho é considerado um dos mais importantes dentro da estratégia de marketing. Ele ‘liga’ um sinal de alerta que demonstra sentimento de perda em alguma oportunidade. Sugerindo que a quantidade de produto é limitada, por exemplo, torna esse gatilho ativo no cérebro das pessoas.
Esses são somente alguns (sim, existem mais!) gatilhos mentais que podem ser utilizados em sua estratégia de e-mail marketing. O importante é que você saiba utilizar sua criatividade independente de qual gatilho escolher.



